Um forro de madeira traz conforto estético, requinte e beleza para um ambiente. Em igrejas católicas mais antigas e até nas modernas os forros de madeira são amplamente utilizados, e muitas vezes sua escolha é fundada no equívoco de que estes são bons para a acústica.
A madeira quando comparada ao gesso ou mesmo alvenaria possui propriedades de absorção sonora superiores conforme mostrado no gráfico a seguir.
Como observado no gráfico, a absorção sonora do forro de madeira é superior ao gesso e a alvenaria, mas bastante inferior a lã de vidro, material acústico comumente utilizado para absorção sonora.
Então qual poderia ser uma solução alternativa a um forro de madeira? A Garbe Indústria produz o produto Metalfort Amadeirado justamente para sanar essa necessidade do mercado. Este produto possui uma aparência muito próxima a madeira, podendo ser utilizado em uma versão mais escura com aparência do mogno ou em uma versão mais clara na aparência marfim.
O Metalfort tem algumas vantagens em relação ao forro de madeira tradicional, dentre elas:
– Menor peso por m2: O Metalfort tem em média um peso por m2 na ordem de 3 kg/m2. Isso é aproximadamente 40% do peso um forro de madeira de cedro por exemplo.
– Incombustibilidade: As lâminas do produto são fabricadas em alumínio e sua estrutura em aço. Mesmo quando utilizado com[GD1] lã de vidro no verso o forro é totalmente incombustível.
– Maior absorção sonora: O produto Metalfort pode ser instalado com uma camada de material acústico no seu verso. Geralmente uma camada de 25 mm de lã de vidro é utilizada, mas pode aumentar a espessura do material acústico quando há a necessidade de uma absorção sonora mais elevada para o ambiente.
Como pode ser observado no gráfico anterior o produto Metalfort é muito superior ao forro de madeira no quesito absorção sonora. Assim em igrejas históricas com problemas acústicos, o Metalfort pode ser uma ótima opção de solução, preservando o estilo arquitetônico original e melhorando a qualidade sonora do ambiente.