Baixe agora o nosso catálogo completo

A escolha de materiais acústicos adequados para ambientes como igrejas e templos religiosos é fundamental para garantir a compreensão da palavra falada e a qualidade da música. Nesses locais, onde a comunicação oral é o principal meio de interação, a acústica pode ser um fator crítico para o sucesso das atividades. O Forro Metalfort é uma excelente opção para forros acústicos nesses ambientes, sendo um painel metálico de alumínio que proporciona qualidade e bem-estar aos usuários.

Metalfort Amadeirado x Forro de Madeira

Um forro de madeira traz conforto estético, requinte e beleza para um ambiente. Em igrejas católicas mais antigas e até nas modernas os forros de madeira são amplamente utilizados, e muitas vezes sua escolha é fundada no equívoco de que estes são bons para a acústica.

Igreja São Paulo Apóstolo da cidade de Criciúma/SC com utilização de um forro de madeira.
Igreja São Paulo Apóstolo da cidade de Criciúma/SC com utilização de um forro de madeira.

A madeira quando comparada ao gesso ou mesmo alvenaria possui propriedades de absorção sonora superiores conforme mostrado no gráfico a seguir.

Absorção sonora da madeira comparada ao gesso, alvenaria e lã de vidro.
Absorção sonora da madeira comparada ao gesso, alvenaria e lã de vidro.

Como observado no gráfico, a absorção sonora do forro de madeira é superior ao gesso e a alvenaria, mas bastante inferior a lã de vidro, material acústico comumente utilizado para absorção sonora.

Então qual poderia ser uma solução alternativa a um forro de madeira? A Garbe Indústria produz o produto Metalfort Amadeirado justamente para sanar essa necessidade do mercado. Este produto possui uma aparência muito próxima a madeira, podendo ser utilizado em uma versão mais escura com aparência do mogno ou em uma versão mais clara na aparência marfim.

Metalfort Amadeirado mogno e marfim.
Metalfort Amadeirado mogno e marfim.

O Metalfort tem algumas vantagens em relação ao forro de madeira tradicional, dentre elas:

Menor peso por m2: O Metalfort tem em média um peso por m2 na ordem de 3 kg/m2. Isso é aproximadamente 40% do peso um forro de madeira de cedro por exemplo.

Incombustibilidade: As lâminas do produto são fabricadas em alumínio e sua estrutura em aço. Mesmo quando utilizado com[GD1]  lã de vidro no verso o forro é totalmente incombustível.

Maior absorção sonora: O produto Metalfort pode ser instalado com uma camada de material acústico no seu verso. Geralmente uma camada de 25 mm de lã de vidro é utilizada, mas pode aumentar a espessura do material acústico quando há a necessidade de uma absorção sonora mais elevada para o ambiente.

Comparação da absorção sonora do Metalfort com forro de madeira.
Comparação da absorção sonora do Metalfort com forro de madeira.

Como pode ser observado no gráfico anterior o produto Metalfort é muito superior ao forro de madeira no quesito absorção sonora. Assim em igrejas históricas com problemas acústicos, o Metalfort pode ser uma ótima opção de solução, preservando o estilo arquitetônico original e melhorando a qualidade sonora do ambiente.

Compartilhar

Artigos Relacionados

Acústica arquitetônica é o ramo da construção civil responsável por deixar ambientes com um som limpo e confortável. Saiba mais!
Descubra as diferenças entre isolamento acústico e absorção sonora e saiba como melhorar a acústica do seu ambiente com soluções
Quando se trata de melhorar o conforto acústico de ambientes como empresas, teatros e igrejas, entender os termos técnicos é
Escritórios open office são espaços onde os colaboradores exercem suas atividades em um grande ambiente compartilhado. Esta tendência é oriunda
O isolamento acústico é uma técnica que visa impedir a transmissão de som de um ambiente para outro, promovendo ambientes
Melhorar a acústica em ambientes escolares é essencial para potencializar o processo de aprendizagem e bem-estar de alunos e professores.

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saber mais